Erro na coroa de transmissão complica prova de Jean Aguiar

 

Cerca de cinqüenta pilotos estiveram presentes no Kartódromo de Interlagos para as disputas da terceira etapa da Campeonato Paulista de Kart, considerado o mais tradicional certame regional do Brasil. Competindo na categoria Junior – voltada para pilotos com idades entre 12 a 14 anos – e disposto a buscar a liderança da tabela de pontos do certame, o kartista paulista Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart), treinou forte no decorrer da semana, para encontrar os melhores ajustes para seu micromonoposto, no veloz traçado escolhido para esta rodada.

 

Na pratica classificatória, que definiu a ordem de largada dos bólidos na prova da Junior, Jean Aguiar conquistou o segundo melhor tempo, garantindo uma das posições na primeira fila do grid, ao lado do potiguar Johilton Pavlak Filho.

 

Embora o alinhamento dos micromonopostos não fosse perfeito ao termino da volta de aquecimento e apresentação, foi autorizada a largada, com Jean Aguiar distanciado do pole position e pouco atrás do terceiro colocado na grelha de partida, pelo que Aguiar caiu momentaneamente para o terceiro posto, ainda na Reta da Torre. Com uma manobra espetacular, Jean Aguiar derivou para o lado interno da reta ao seu final, fazendo a forte freada na parte “suja” da pista, mas controlando magistralmente a derrapagem de seu kart, para recuperar a segunda colocação perdida para Victor Franzoni.

 

Enquanto Pavlak mantinha a dianteira, Aguiar sofria forte pressão de Franzoni, que buscava incessantemente tomar a viceliderança da corrida do piloto da equipe Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart. Em razão do intenso combate Pavlak foi abrindo larga vantagem para os demais competidores.

 

Mas o rendimento do kart de Franzoni era superior e na sexta passagem Jean Aguiar acabou superado pelo concorrente, caindo para a terceira colocação. Pilotando no limite extremo, Aguiar conseguiu manter-se muito próximo do bólido de Victor Franzoni, mas não conseguia tração suficiente nas saídas de curvas, para tentar recuperar o posicionamento.

 

Ao termino das 27 voltas regulamentares foi exatamente essa a ordem dos três primeiro colocados na prova valida pela terceira rodada do Campeonato Paulista.

 

Já nos boxes a equipe Leste Kart “descobriu” o que motivou o desempenho inferiorizado do kart de Jean Aguiar. “No começo não entendi o que estava acontecendo com meu kart, meu kart não tinha o mesmo rendimento e simplesmente não conseguia competir em nível de igualdade com os demais concorrentes. Mais tarde descobrimos que havíamos errado a coroa de transmissão de meu kart, instalando uma que se adequava ao regulamento da Copa São Paulo Light, o que acabou comprometendo o desempenho. Claro que esse erro definiu o resultado final da corrida, pois meu kart estava tão bem acertado que se não fosse esse problema teria plenas condições que conquistar a vitória”, lamentou Jean Aguiar após o final do dia de competições. 

 

Com a colocação final obtida por Jean Aguiar (Pneus Fuke Reformadora/ Pneus Levorin/ TecSider Transportes/ Leste Kart) nesta etapa, a diferença na tabua de pontuação que era de apenas três pontos de desvantagem para o líder Johilton Pavlak Fº, aumentou para oito pontos, agora com 36 pontos de Pavlak e 28 pontos de Jean Aguiar, que manteve a segunda posição na tabela.

 

No próximo sábado (25/04) Jean Aguiar competirá na terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no Kartódromo de Aldeia da Serra. Jean se encontra atualmente na terceira colocação na pontuação geral com 16 pontos amealhados. Vitor Franzoni lidera a tabela com 22 pontos, exatamente um único ponto de diferença do segundo colocado, Cacé Almeida, que tem 21 pontos.

“Estamos novamente treinando forte essa semana para poder diminuir essa diferença e poder disputar palmo a palmo o título com os dois primeiros colocados”, esclareceu Paulo Aguiar, pai do piloto, que finalizou “O Jean tem boa experiência na pista da Aldeia da Serra e temos certeza que se depender dele podemos esperar um ótimo resultado nesse sábado”.

 

Confira o resultado final da Junior na 3ª etapa do Campeonato Paulista de Kart:

1.- Johilton Pavlak Filho, com 27 voltas em 20m58s729

2.- Vitor Franzoni, a 3s141

3.- Jean Aguiar, a 3s780

4.- Philipe Pinheiro, a 25s926

5.- Gabriel Bizarria, a 27s820

Pole Position: Johilton Filho, com 46s362

Melhor Volta: Johilton Filho, com 46s268

 

Confira a programação da 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart:

 

Tomadas de Tempo:

Mirim -08h15 as 08h25

Cadete -08h45 as 08h55

Junior -09h15 as 09h25

Junior Menor – 09h30 as 09h40

Master A e B – 10h00 as 10h10 

Super Senior -10h15as 10h25

Sprinter A – 10h45 as 10h55

Sprinter B – 11h00 as 11h10

 

Provas:

Mirim -13h40

Cadete -14h00

Junior -14h30

Junior Menor – 14h50

Master   B – 15h15

Master   A -15h40

Super Senior -16h00

Sprinter  A – 16h20

Sprinter  B – 16h45

 

 

Texto; Laís Reis

 

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest