Rally Internacional de Erechim se renova em 2011

RPB11 247

Chancelado pela FIA, Federação Internacional de Erechim. É assim que o Rally Internacional de Erechim será realizado este ano. Esta foi apenas uma das grandes novidades para a prova deste ano, que abrirá os campeonatos Brasileiro e Gaúcho e receberá a segunda etapa do Sul-americano de rali de velocidade, e que foi lançada oficialmente na noite desta quarta-feira, na URI (Campus de Erechim).

A solenidade de lançamento da prova, que vai ser realizada entre os dias 5 e 8 de maio, na considerada “capital do rali brasileiro”, contou com a presença de autoridades desportivas e políticas ligadas ao evento, além de competidores e convidados.

Durante o lançamento foram apresentadas as novidades para o rali deste ano, que foi buscar no passado a inspiração para seguir como a melhor e maior prova do rali de velocidade brasileiro. Estão de volta ao cronograma da prova, as especiais (trechos cronometrados) com a curva do São Roque e a antiga Cristalina, hoje a Printmax. Além disso, o público amante da velocidade, poderá conferir novamente a apresentação dos “astros” do espetáculo na largada promocional que volta a ser realizada no centro da cidade. Este evento, que costuma levar verdadeiras multidões à Praça da Bandeira, coração de Erechim, acontecerá na quinta-feira, 5 de maio.

O coordenador geral do Rally, Claudio Pagliosa lembrou a evolução que o evento teve nos últimos 14 anos. “O Rally internacional de Erechim se solidifica a cada edição, como um evento de cada um de nós, se não fosse desta maneira, não teria a grandiosidade que possui, pois cada cidadão é o seu idealizador e seu promotor. Unindo a paixão e a ousadia de todos, fazemos o maior rali do Brasil. A prova de Erechim tem um mix de mistério no ar, pois além de contribuir com a economia local, movimenta algo maior que as coisas materiais.Movimenta a auto-estima daqueles que organizam, que assistem, que correm,que vibram, que choram,que fazem parte da segurança, enfim, é o conjunto de todos estes artistas, que faz esse rali ser especial”, destacou.

Destacou a nova logomarca da prova. “Esta nova marca possui característica forte e limpa de nossa terra, onde leva a cuia de chimarrão, marca da hospitalidade do povo gaúcho, dando ênfase à cidade onde tudo começou”, citou. Também lembrou que a marca FIA, unida ao evento, só está presente em quatro grandes eventos realizados no Brasil, Fórmula 1, WTCC, GT1 e o Rally de Erechim. “Ao mesmo tempo em que esta chancela da FIA nos dá orgulho, com certeza, nos traz também mais preocupação, a de que temos ainda mais responsabilidade e trabalho”, disse Claudio.

O presidente do Erechim Auto Esporte Clube, entidade promotora do evento, ressaltou a importância do evento desta quarta-feira. Para ele, o Clube é apenas o integrador de uma série de entidades que fazem o sucesso do Rally de Erechim.

A programação e estrutura de prova deste ano foi apresentada pelo diretor de prova, Adilson Stankievicz. Ele enalteceu o trabalho realizado pela comissão de segurança do evento. “Este é um trabalho muito importante e que busca minimizar risco e fazer com isso um rali ainda melhor. Já foi dito aqui que o rali aumenta a auto-estima da cidade e isso amplia nossa responsabilidade. Vamos buscar fazer com paixão, mas também com qualidade e profissionalismo o melhor rali de todos os tempos”, frisou Adilson.

Durante o evento Luis Tenebro falou em nome dos competidores de Erechim. O piloto ressaltou a história e a motivação que o clube buscou nestes anos para transformar o Rally de Erechim na maior prova brasileira. Paulo Lemos, paranaense que venceu a primeira edição do Rally e Erechim em 1998, foi o homenageado da noite. Se disse honrado com o convite. “Milito no rali há 37 anos, respeito todos os que fazem este esporte, mas se digo que o Rally de Erechim é o melhor do Brasil, é porque isso realmente é verdade”, acrescentou.

O presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Mario Cavaletti, o diretor da URI (Campus de Erechim Paulo Sponchiado e o prefeito de Erechim, Paulo Polis também enfatizaram a importância que o Rally de Erechim tem tido para a cidade e a região. “Somos uma cidade que oferece trabalho ao nosso povo, mas também lazer, entretenimento, grandes eventos como o Rally Internacional. E espero que todos sintam este espírito e façam parte deste grandioso evento para a cidade”, ressaltou.

O presidente de Honra da prova, deputado federal Marco Maia, que também o presidente da Câmara Federal, não pode estar presente devido aos compromissos como dirigente, mas enviou sua mensagem de motivação e apoio aos organizadores do evento.

O Rally deste ano será composto de 12 especiais. As duas primeiras serão disputadas na sexta-feira, 6, à noite, no Super Prime, em pista especialmente montada para a disputa, junto ao Parque da Accie, onde também ficará toda a estrutura de apoio e administrativa da prova. No sábado, 6, serão mais seis especiais pelo interior dos municípios de Erechim e Paulo Bento, e  mais duas especiais no Super Prime. O rali terminará no domingo com a disputa de outras quatro especiais.

SERVIÇO

O que: 14º Rally Internacional de Erechim

Quando: entre os dias 5 e 8 de maio de 2011

Onde: Erechim – RS

Disputas: segunda etapa do Campeonato Sul-americano de Rali de Velocidade, primeiras etapas dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade

Site oficial: www.rallyerechim.com.br

Facebook: rallyerechim

Twitter: @rallyerechim

Edson Castro

PrimeComunicação

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest