Will Power é o ‘especialista’ em pistas de rua

Will Power foi o piloto que conquistou o maior número de vitórias, no ano passado, em circuitos de rua da Fórmula Indy. O piloto da Penske venceu três das quatro etapas disputadas em traçados urbanos – São Paulo, St. Petersburg e Toronto – e pode ser considerado o ‘especialista’ neste tipo de circuito. Ryan Hunter-Reay foi o vencedor da corrida de Long Beach. Helio Castroneves, Scott Dixon e Dario Franchitti ganharam outras três provas em pistas permanentes. Power, no entanto, também conquistou mais duas vitórias em circuitos mistos – Watkins Glen e Sonoma.

O retrospecto impressionante do australiano não foi suficiente para lhe dar o título do ano passado. Mesmo sendo o piloto que mais venceu no ano, Power não conquistou nenhuma vitória em circuitos ovais. O piloto chegou a abrir 59 pontos de diferença para Franchitti, mas nas quatro últimas provas foi superado pelo ótimo desempenho do escocês nos speedways.

Em 1996, quando foi criada a IRL – que deu origem ao campeonato da Fórmula Indy no modelo atual, após a unificação da Champ Car -, as corridas que integravam o calendário eram disputadas apenas em circuitos ovais. Com o tempo, a categoria passou a receber também provas em pistas permanentes e de rua. Atualmente, nove das 17 etapas são realizadas em traçados mistos.

As corridas disputadas em circuitos de rua exigem um acerto bem diferente dos ovais. Os aerofólios dianteiro e traseiro, por exemplo, são ajustados para se ter o melhor equilíbrio entre as curvas de alta e de baixa velocidade. Nos ovais, os pilotos correm com a asa praticamente na horizontal com o objetivo de diminuir o arrasto aerodinâmico e ser mais velozes nas longas retas dos superspeedways.

Confira o cronograma de atividades de pista na Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé:

SÁBADO (30 de abril) 07h15 às 08h15 – Treino livre GT Brasil 08h30 às 09h45 – Treino livre São Paulo Indy 300 10h05 às 10h35 – Treino livre GT Brasil 12h00 às 13h00 – Treino livre São Paulo Indy 300 13h15 às 13h45 – Classificação corrida 1 GT Brasil 15h00 às 16h15 – Classificação São Paulo Indy 300 16h30 às 17h40 – Corrida 1 GT Brasil

DOMINGO (1º de maio) 07h45 às 08h15 – Classificação corrida 2 GT Brasil 08h30 às 09h00 – Warm up São Paulo Indy 300 10h45 às 11h55 – Corrida 2 GT Brasil 13h00 às 15h35 – Corrida São Paulo Indy 300

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest