Copa ECPA de Velocidade começa com vitória dupla de João Marcelo

A Copa ECPA de Velocidade, que estreou domingo (22), no Autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, contou com a participação de 18 pilotos. Entre eles, João Marcelo, que retornou às competições vencendo as duas baterias da primeira etapa e garantindo a liderança da categoria Turismo A.

O certame foi criado para substituir a modalidade Turismo na Terra, extinta quando o autódromo de Piracicaba foi totalmente pavimentado, em setembro de 2010. “A temporada 2011 já começou com força total. Além da Arrancada e da Stock Jr., vamos promover outros campeonatos como a Copa ECPA de Velocidade, que provou que veio para ficar”, afirmou Daniella Giannetti, organizadora dos eventos do autoclube. “Logo na primeira etapa, tivemos a presença de 18 pilotos e 15 carros no mesmo grid”, completou, explicando que, para efeito de pontuação, a copa é dividida em classes A, para os veteranos, e B, para os novatos.

Domingo, quem fez a pole position na tomada de tempo classificatória foi Luis Piccolo, com o tempo de 1min19seg160, no circuito de 2100 metros. Porém, na primeira bateria, o piloto não fez uma boa largada, sendo ultrapassado por João Marcelo, Rodrigo Stefanini e Luis Alves, os quais travaram um belíssimo duelo, com seguidas alternâncias na primeira posição. O azar de Stefanini foi uma pane seca a poucos metros da bandeirada final, que o deixou com baixa velocidade. Mesmo assim, o piracicabano conseguiu a segunda posição. João Marcelo conquistou a vitória e Alves, o terceiro lugar.

Luis Piccolo voltou a brilhar ao final da primeira bateria, quando realizou uma ultrapassagem espetacular sobre Thiago Oliveira, no final da reta principal. Na manobra, pela parte externa da pista, Piccolo colocou o carro na frente do adversário já dentro da curva. “Não havia outro jeito. Ele estava defendendo com força sua posição e, ali, ninguém esperava que pudesse haver espaço”, contou o piloto, que terminou a prova em quarto lugar.

Pelo regulamento da Copa ECPA de Velocidade, os seis primeiros colocados na primeira bateria invertem suas posições e largam para a segunda bateria. Saindo do sexto lugar, João Marcelo voltou a dominar a prova e venceu novamente, com Stefanini em segundo, para formar a mesma dobradinha anterior. A terceira colocação ficou com Thiago Oliveira.

Na classe B, o equilíbrio foi maior, com a dupla formada por José e Rubens ocupando a primeira posição na primeira bateria e Marcio Cassorla vencendo na segunda. André Nohra, com dois segundos lugares, completou o pódio entre os novatos.

A próxima etapa da Copa ECPA de Velocidade está marcada para 11 de junho. Confira os melhores colocados em cada classe, nas duas baterias:

Turismo A – 1ª prova

1º João Marcelo 2º Rodrigo Stefanini

3º Luis Alves

4º Luis Piccolo

5º Thiago Oliveira

Turismo B – 1ª prova

1º Jose T./Rubens D. 2º Andre Nohra

3º Marcio Cassorla

Turismo A – 2ª prova

1º João Marcelo 2º Rodrigo Stefanini

3º Thiago Oliveira 4º Carlos Zilio

5º Antonio Romeu Fischer

Turismo B – 2ª prova

1º Marcio Cassorla 2º Andre Nohra

3º Jose T./Rubens D.

Serviço A Copa ECPA de Velocidade 2011 tem realização e organização do ECPA, com supervisão da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp). Mais informações www.ecpa.com.br.

Engenho da Notícia Assessoria de Imprensa ECPA

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest