O Rally de Erechim é a comprovação de que o Brasil tem todas as características de ter a cultura da competição off road

haroldoJosé Haroldo Scipião Borges é o novo presidente do Conselho Nacional de Rally, ligado à Confederação Brasileira de Automobilismo. Nesta semana, Haroldo falou sobre sua expectativa com a temporada 2015 do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade (CBR) e também sobre o Rally Erechim, que sediará a segunda etapa da competição nacional, junto a segunda etapa também dos campeonatos Sul-americano e Gaúcho.
De acordo com o novo dirigente, o Rally Erechim é exemplo de sucesso que o esporte pode alcançar no país. “O que nós gostaríamos é que todas as etapas do Brasileiro de Velocidade fossem iguais ao Rally de Erechim. Além de ser a melhor etapa do Brasileiro, a prova é considerada também o melhor evento do Campeonato sul-americano de Rally. O Rally de Erechim é a comprovação de que o Brasil tem todas as características de ter a cultura da competição off road. O Erechim Auto Esporte Clube e todos os envolvidos na promoção do grande evento estão de parabéns pelo bom trabalho que fazem desde 1998”, destaca.
Haroldo também acredita que esportes como o rali de velocidade, em grandes eventos como o Rally Erechim, podem ajudar a desenvolver os potenciais turísticos e econômicos das regiões onde são disputados. “Há muito tempo o automobilismo mexe com a normalidade da economia da região das praças esportivas onde são realizadas as competições de esporte a motor. Recentemente vimos pela imprensa que as competições automobilísticas chegam a ter um público até quatro vezes maior do que os campeonatos estaduais de futebol. Acredito que o Rally de Erechim chega a aumentar perto de 70% o comércio de hospedagem, alimentação e a própria movimentação do comércio em toda região, não só em Erechim como em cidades ao redor como Passo Fundo e até Navegantes (SC)”, enfatiza.
De acordo com ele, o rali velocidade brasileiro passa por um período de equilíbrio. “Não há como negar que o país está atravessando uma fase difícil economicamente e em todos os segmentos tivemos uma retraída nos investimentos. No entanto acho que da mesma forma que outras categorias como a Stock Car, Mercedes Challenge, Brasileiro de Turismo e outras, o rali deve ter sua temporada normal. Como novo presidente da Comissão Nacional de Rally, me reuni com representantes da categoria e elaboramos um plano que que leva às equipes e competidores as condições de participação com um custo accessível. Tenho certeza que logo depois do Rally de Erechim, o campeonato estará com um grid cada vez maior. Tenho certeza que mais oportunidades surgirão de melhorarmos as condições para as duplas competidoras”, aponta.
E sobre a possibilidade de o Brasil receber no futuro uma etapa do Mundial de Rali de Velocidade – WRC? “A CBA vem conversando com a FIA há algum tempo sobre a possibilidade de uma edição do Mundial no Brasil. Na verdade já tivemos várias vezes com a abertura total, mas o patrocínio do evento ainda é o grande problema. Quando conseguirmos viabilizar os patrocinadores com certeza a FIA terá interesse em fazer uma prova do Mundial em nosso país”, completa Haroldo.
O Rally Erechim acontece entre os dias 20 e 24 de maio. Mais informações sobre o Rally Erechim podem ser encontradas junto ao site oficial, www.rallyerechim.com.

PROGRAMA DO RALLY ERECHIM
Quarta-feira – dia 20 de maio
8h30 – Início do reconhecimento das especiais do Rally
20h – Janta de confraternização e recepção aos competidores
Quinta-feira – dia 21 de maio
20h – Largada promocional
Sexta-feira – dia 22 de maio
7h20 – Início shakedown (treino) carros 4×4
11h – Início shakedown (treino) carros 4×2
15h – escolha da ordem de largada e coletivas de imprensa
18h34 – Largada do super prime noturno
Sábado – dia 23 de maio
8h43 – Largada da Especial Vale Dourado 1
9h21 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 1
9h49 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 1
11h50 – Largada da Especial Vale Dourado 2
12h28 – Largada da Especial Vale dos Parreiras 2
12h56 – Largada da Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti 2
14h33 – Largada do super prime diurno
Domingo – dia 24 de maio
8h03 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
8h26 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
10h22 – Largada da Especial Verdureiros/Plaxmetal 1
10h45 – Largada da Especial Campininha/Rei Verde 1
11h23 – Largada da Especial Accie (pista do super prime)
13h30 – Premiação (local: Parque da Accie)

Mais informações / Imprensa:
Prime Comunicação
Edson Castro

Pin It on Pinterest